Postagem, tema, agricultura, da época dos antepassados...
Eu me lembro muito bem, de uma época no sertão, no semiárido quando os trabalhadores da agricultura viviam sofrendo por falta d'água, por falta de alimento por falta de dinheiro, por falta de trabalho.
Aquela situação, era algo muito triste, na vida do agricultor, do pai de família.
Quando o trabalhador rural encontrava algum serviço braçal ele agradecia, festejava.
Consegui trabalhar durante a semana era considerado um privilégio para poucos. Poucos fazendeiros da época, pagavam a semana inteira para os agricultores. Quando pagavam as diárias, era bem abaixo do valor do mercado mas, o agricultor não tinha o direito de reclamar, pois, aquele ganho era o único em toda a região.
Tudo na vida do agricultor a décadas atrás, era muito limitado quando o agricultor conseguia pegar um dinheirinho e gastar com um festejo uma festa uma roupa, era algo fora do comum.
Para o agricultor do semiárido nordestino poder vestir uma roupa mais ou menos, era algo que custava caro. O agricultor não tinha muitos privilégios com relação a vestimentas, a comemoração de alguma festa, em alguma festa. Naquela época o agricultor tinha direito a comemorar a se divertir em poucas festas. Haviam apenas algumas festas. Eram as festas tradicionais. Quando os agricultores saiam para uma dessas festas ele já viu planejado durante meses do ano. Os agricultores trabalhavam por cerca de seis meses durante o ano, para depois poderem comprar algum tecido para confeccionar as roupas, calças e camisas. Quem ficava responsável pela confecção das roupas era a famosa costureira, um personagem que hoje atualmente está meio fora de moda, para algumas pessoas.
A nova geração de pessoas vive no mundo da lua hoje, com tudo de bom nas mãos. A nova geração não sabe o que é enfrentar problemas atualmente. Se a nova geração soubesse o que os seus avós, seus antepassados sofreram para formar seus filhos, seus netos, certamente tentavam estudar mais o passado da sua família
A nova geração precisa entender hoje, o que foi a época dos seus antepassados, para poderem tentar valorizar as suas vidas hoje, pois, no passado a décadas atrás a situação era bem mais difícil.
Eu vejo um monte de família desestruturada, com jovens no mundo da droga no mundo das encrencas, na criminalidade.
