Suspensão do abastecimento de água por carros-pipa em Campina Grande e mais 13 cidades da PB começa nesta segunda (1º)
O abastecimento de água por carros-pipa começa a ser suspenso nesta segunda-feira (01) de dezembro de 2025 em 14 municípios Paraibanos.A previsão é de que o serviço sejarestabelecido até quarta-feira (03). Veja a lista de cidades afetadas no fim da reportagem.
De acordo com o Exército, que é responsável pela operação de distribuição, a interrupção temporária é necessária para o replanejamento dos calendarios de distribuição, etapa que envolve a atualização de dados nos sistemas...
Entre as medidas previstas estão a revisão da população atendida, a contratação de pipeiros suplentes para equilibrar financeiramente as carradas é a implantação de novos pontos de abastecimento.
Em Campina Grande, onde os carros-pipa atendem 64 localidades o risco de desabastecimento é considerado baixo. De acordo com Maxsuell Vasconcelos, da Defesa Civil municipal, a água distribuida até a sexta-feira (28) é suficiente para suprir a demanda de muitos locais até 15 dias (até quarta-feira no máximo esse replanejamento estará concluído, não precisamos nos preocupar, disse.
A operação carro-pipa (OCP), responsável pelo abastecimento emergencial em municípios do Semiárido, é coordenada
Pelo Exército Brasileiro e Pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Para ser contemplado, o município deve decretar situação de emergência ou calamidade pública, ter o reconhecimento federal e acionar o serviço por meio do Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2ID).
- CAMPINA GRANDE
- ÁGUA BRANCA
- MONTADAS
- PICUÍ
- TENÓRIO
- AROEIRAS
- GURJÃO
- PARARI
- SALGADO DE SÃO FÉLIX
- SUMÉ
- CATOLÉ DO ROCHA
- MONTEIRO
- PEDRA LAVRADA
- SÃO BENTO
