PACIENTES DE HEMODIÁLISE RECEBERÃO AJUDA DE CUSTO PARA DESPESAS NOS TRASLADOS
Pacientes do município de Princesa Isabel, referenciados no TFD – Tratamento Fora de Domicílio – Centro de Hemodiálise de Patos-PB, receberão ajuda do Poder Público no valor de R$ 230,00 mensalmente para custear despesas nos traslados. O anuncio foi feito pelo prefeito Ricardo Pereira na tarde desta sexta-feira (17), na Câmara Municipal, com a presença de usuários do sistema e acompanhantes. Ao final, o prefeito cumprimentou a todos, reafirmou compromisso, desejou saúde e presenteou-os com cosméticos. Estiveram presentes secretários de governo e vereadores.
Atualmente, a prefeitura de Princesa Isabel atende de maneira ininterrupta pacientes e respectivos acompanhantes que viajam três vezes por semana à Patos, para uma rotina de 4 ou 5 horas por sessão.
HEMODIÁLISE
Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.
As sessões de hemodiálise são realizadas geralmente em clínicas especializadas ou hospitais.