VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA
(83)998779718

CRUEL REBOQUE, EM PRINCESA ISABEL, PB

CRUEL REBOQUE, EM PRINCESA ISABEL, PB
ORGANIZAÇÃO ADRIANO. FUNCIONA 24 HORAS POR DIA...

ANÚNCIOS DO BLOG CAPOEIRENSE♥♥♥♥♥♥

ANÚNCIOS DO BLOG CAPOEIRENSE♥♥♥♥♥♥
(83)998779718♥♥♥♥

(AA) GRUPO PRINCESA ISABEL, PB

(AA) GRUPO PRINCESA ISABEL, PB
SE PRECISAR DE AJUDA, PROCURE O GRUPO (AA)

Lama da Vale de Brumadinho chega à Bacia do São Francisco...

O temor de Hidrologistas, Ambientalistas e de quem depende das águas do Velho Chico se confirmou. É o que indica o relatório divulgado ontem, Dia Mundial da Água , pela Fundação SOS Mata Atlântica. De acordo com os dados levantados pelos Técnicos da Fundação, a Lama da Vale que causou morte e destruição em Brumadinho em 25 de Janeiro já chegou à Bacia do Rio São Francisco.

Entre os dias 8 e 14 de Março, a Equipe da SOS Mata atlântica realizou coletas de água no Rio Paraopeba até o Alto São Francisco, sendo que 9 dessas coletas aconteceram dentro do Reservatório de 3 Marias.

" A lama da Vale é visível até o meio do lago. Mas mesmo onde prevalece a cor esverdeada na superfície das águas do reservatório , encontramos a lama a dois metros de profundidade", me disse Malu Ribeiro, Coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica.

Segundo ela, foram detectadas concentrações de ferro, manganês, cromo e cobre acima dos limites permitidos na Legislação. " A lama deverá se dispersar ao atravessar o lago, mas os metais pesados devem seguir em frente e isso é muito preocupante", disse Malu.

A Agência Nacional de Águas nega a chegada da lama ao Reservatório de 3 Marias. Em nota, a ANA afirma que as análises feitas no Rio Paraopeba não indicaram a contaminação da água pela lama da Vale. Segundo o Órgão , os rejeitos da Barragem da Vale em Brumadinho nem chegaram ainda na Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, que fica Rio Acima a 29 Km de distância de 3 Marias.

Diz a nota da Agência: " Análise da qualidade da água do Rio Paraopeba feita antes do evento de ruptura da barragem de Brumadinho já apontava níveis de contaminação , por ferro e alumínio . que mascaram a passagem da lama. Por exemplo,  o Rio Ribeirão das Almas , imediatamente a jusante (Rio abaixo) de Retiro Baixo, lança muitos sedimentos no Paraopeba".

Ao ser informada sobre a nota da ANA, Malu Ribeiro respondeu que as coletas de água feitas pelo SOS Mata Atlântica detectaram a presença de 4 metais diferentes ao longo de todo rio Paraopeba até o Reservatório de 3 Marias, e que isso configura um padrão de contaminação a partir do vazamento de rejeitos de Brumadinho. Ela também disse que a cor da lama da Vale se confunde com a turbidez natural do Rio. De acordo com malu, a turbidez natural empresta ao Rio uma cor amarelada , enquanto que a pluma de lama da Vale – por conta do ferro e do manganês  – tem cor de ferrugem.

É evidente que essa questão precise ser devidamente esclarecida, com Pareceres Técnicos definitivos , para que não haja qualquer dúvida sobre a eventual contaminação do São Francisco por metais pesados. Estratégico para o País – especialmente para a Região Nordeste - o Velho Chico vem se ressentindo de múltiplas agressões ( destruição de nascentes , desmatamentos , assoreamento, lançamento de esgotos domésticos e industriais , etc.) que já ameaçam sua resistência.



Por André Trigueiro - G 1