ATD Sistemas

PRINCESA ISABEL

Compartilhar:
A Câmara Municipal aprovou em Sessão Ordinária nessa quarta-feira (14), o projeto proposto pelo Poder Executivo, que constitui como Patrimônio Cultural Imaterial o “Passo do Arapapaca”, criado pelo princesense e carnavalesco José Ferreira, conhecido como “Zé de Ana”.
“O Arapapaca é de suma importância para Princesa Isabel, por isso eu pediao prefeito Ricardo Pereira para encaminhar o projeto de lei, e tornar passo do Arapapaca patrimônio imaterial de Princesa Isabel. Dada a sua importância, tradição e exclusividade para os nossos foliões princesenses também temos que homenagear Zé de Ana, por manter viva essa tradição, que com Joaquim Gomes fundaram o passo do Arapapaca. Segundo Luizinha, da rua do Cancão, Arapapaca significa ‘gabola’, pessoa que fala muito”, proferiu o Diretor Municipal de Cultura, Lucinaldo Feitosa Ventura.
José Aniceto Ferreira nasceu em 15 de setembro de 1935, atualmente com 82 anos de idade, apaixonado pelo esporte, fundou em 27 de setembro de 1953 o Centro Sportivo Operário Cancão, que se manteve por décadas.
Outra paixão de Zé de Ana, sempre foi o Carnaval. Juntamente ao saudoso carnavalesco Joaquim Gomes e com seus irmãos e irmãs, fundaram o Bloco dos Arapapacas, que desfilou durantes anos pelas principais ruas da cidade, ao som de uma orquestra de frevo tocando marchinhas e outras músicas, onde todos se vestiam com roupas de cetim coloridas, destacando-se principalmente o marcante passo, característico do bloco Arapapacas, muito conhecido e elogiado.
O patrimônio de natureza imaterial do município é constituído por bens de natureza imaterial tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, a ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade, de acordo com o art. 216 da Constituição Federal, no quais se incluem as formas de expressão, os modos de criar, fazer e viver e as criações científicas, artísticas e tecnológicas.
ASCOM-PMPI
Foto de Zé de Ana: Zé Duarte Lima
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e pessoas andando

Desenvolvido por: Jonas Fahelysson