Pular para o conteúdo principal

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA
(83) 998779718

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA
(83)998779718

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA
(83)998779718

Total de visualizações de página

A (CAGEPA) DEVE DEMITIR 460 CARGOS COMISSIONADOS NA PARAÍBA ATÉ SETEMBRO, DECIDIU STF...

O Supremo Tribunal Federal (STF) colocou fim a uma Ação Civil Pública contra a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para apurar a contratação ilegal de cargos comissionados. A ação foi ajuizada há dez anos pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB).

Com a decisão, a Cagepa deverá demitir todos os funcionários comissionados até o próximo mês de setembro, com exceção dos membros da Diretoria, do Conselho Fiscal, e do Conselho de Administração, além de cumprir outras obrigações.

Os deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba votaram a favor da extinção desses cargos comissionados no dia 19 de agosto. Na publicação no Diário do Poder Legislativo, a companhia deveria reduzir de 460 para 45 cargos.

De acordo com a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13), a Cagepa deve se abster de contratar trabalhadores comissionados, em função de confiança ou função gratificada.

A Cagepa terá um prazo de 120 dias, a partir da decisão do STF, para fazer a demissão das pessoas contratadas de forma irregular, sem concurso público. O TRT ainda prevê multa de R$ 10 mil por dia de atraso de cada trabalhador mantido irregularmente na função dentro da Companhia.

Entenda o caso

O MPT-PB constatou que a Resolução Nº 05/2004, do Conselho de Administração da Empresa, criou 460 cargos comissionados e ajuizou uma Ação Civil Pública contra a Cagepa em 2010, mas o juiz de 1º grau do caso julgou improcedente.

O MPT recorreu para o TRT13, que reformou a sentença e condenou a Cagepa a cumprir as obrigações postuladas pelo MPT, dando um prazo de 120 dias para a Companhia demitir os cargos comissionados.

No Acórdão do Tribunal foi reconhecido que a Cagepa mantém em seus quadros vários trabalhadores ocupantes de falsos ‘cargos em comissão’ com o objetivo de burlar a regra constitucional do concurso público, promovendo a utilização do bem público para favorecimento de beneficiários e partidários políticos.

A Cagepa entrou com recurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST), mas foi negado. A companhia recorreu ao STF, que não conheceu o recurso e manteve a decisão do TST.

Depois de ter vários recursos negados a decisão transitado em julgado, os autos foram remetidos ao juízo de primeiro grau para cumprimento da decisão do TRT13, que deve demitir os cargos comissionados e cumprir com demais obrigações.

G1PB

FOTO, ÉRICA RIBEIRO DO G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VENDEDOR DA CIDADE DE TEIXEIRA MORREU NESTA MADRUGADA DE (3) DE MAIO, EM GRAVE ACIDNETE EM TRECHO DA PB - 306, ENTRE PRINCESA ISABEL E TAVARES, PB

Um grave acidente foi registrado  na madrugada do último dia  (3) de Maio, de 2021 e  vitimou um jovem vendedor natural do município de Teixeira, PB. O jovem deixou 4 filhos... O acidente ocorreu em um trecho da Rodovia - PB - 306, pertinho de da Vila de  Lagoa da Cruz...  Segundo informações, Alex Batista da Silva  era o coordenador de todos os vendedores e tinha 35 anos, era bastante  conhecido em Princesa Isabel, estava sempre por aqui... O acidente ocorreu em um trecho que fica depois da Vila de Lagoa da Cruz, zona rural de Princesa, PB. Opinião Lamentável, os trabalhadores saem de suas cidades, deixam suas famílias e  percorrem grandes distâncias por rodovias cheias de perigos, muitas vezes são estradas sem nenhuma sinalização e sem acostamento, cheias de mato e buracos no asfalto.

LAMENTÁVEL, A JOVEM CLÉA FALECEU NESTE INÍCIO DE TARDE DE DOMINGO (25), NA CIDADE DE POMBAL, PB

Lamento muito pelo falecimento da Princesense (Cléa), filha de (Murrão), sobrinha de Augusto Rodrigues. A jovem tinha aos 33 anos de idade e estava Internada em Pombal. A jovem deixa três filhos...  OPINIÃO A Covid - 19 é uma doença oportunista e  indetectável a olho nu. Por isso, se faz  necessário o cuidado de todos nós... Depende de cada um, evitar as aglomerações e proteger os seus entes queridos, sua família, seus amigos... Não é fácil pra ninguém, ter que enterrar uma parente, um amigo. Muitas pessoas ainda brincam com a situação em que estamos vivendo. As pessoas acham que a doença não os atinge e fazem com que todos pensem que eles são imunes, blindados contra o Vírus. Saibam, não somos imunes, somos todos vulneráveis e podemos pegar a qualquer momento, mas se isso acontecer, que não seja por irresponsabilidade nossa. Sejamos responsáveis, não vamos pôr nossos entes queridos em perigo... O corpo de Cléa foi sepultado no início da noite deste domingo (25), no Cemitério Campo San

LAMENTO MUITO PELO FALECIMENTO DA PRINCESENSE MARIA DO BOM CONSELHO LEITE, AOS 31ANOS, NA CIDADE DE PATOS, PB...

Lamento muito pelo falecimento da Princesense (Maria do Bom Conselho Leite) aos 31 anos de idade, ocorrido nesta manhã de domingo (9) de Maio,  de 2021, na Cidade de Patos das Espinharas. 

LAMENTO PELO FALECIMENTO DA PRINCESENSE MÁRCIA ENEDINA DA CONCEIÇÃO, OCORRIDO NESTA TARDE DE SEXTA-FEIRA,(7), NA CIDADE DE PATOS , PB...

Lamento muito pelo falecimento da Princesense (Márcia Enedina da Conceição), 41 anos de idade, ocorrido nesta tarde de Sexta-feira (7) de Maio,  de 2021, na Cidade de Patos das Espinharas,  PB. Márcia estava em Princesa a passeio,  residia no estado da Bahia.  Aos Familiares e Amigos,  meus Sentimentos...

O PRINCESENSE JOAQUIM DE CHATA FALECEU NESTA MANHÃ DE (20) DE ABRIL, EM PRINCESA ISABEL, PB. SENTIMENTOS AOS FAMILIARES E AMIGOS...

Lamento pelo falecimento do Princesense JOAQUIM JOSÉ DA SILVA, o popular (Joaquim de Chata),  ocorrido nesta manhã de Terça-feira (20) de Abril,  de 2021, em Princesa Isabel, PB. O sepultamento ocorrerá amanhã (21), às 09:00 h da manhã, no Cemitério ( Campo Santo).

MEUS SENTIMENTOS AOS FAMILIARES E AMIGOS DE (MAZÉ ), OCORRIDO NESTA NOITE DE QUINTA-FEIRA (15), EM PIANCÓ, PB.

Lamento muito pelo Falecimento da Princesense Maria José,  mais conhecida como (Mazé ), ocorrido no início desta noite de Quinta-feira (15) de Abril,  de 2021, na Cidade de Piancó,  PB. O corpo de (Mazé ) foi sepultado por volta de 00:00 h, no Cemitério ( Campo Santo), na Cidade de Princesa Isabel, PB...

LAMENTO PELO FALECIMENTO DO PRINCESENSE VERINALDO, OCORRIDO NESTA MANHÃ DE TERÇA - FEIRA (4), NA CIDADE DE PATOS, PB

Lamento muito pelo falecimento do Princesense ( Verinaldo Caetano), 45 anos de idade, ocorrido nesta manhã de Terça - feira (4) de Maio, de 2021, na Cidade de Patos das Espinharas, PB. O sepultamento do mesmo ocorrerá na Vila de Cachoeira de Minas, zona rural de Princesa Isabel.

LAMENTO PELO FALECIMENTO DA PRINCESENSE SELMA, ESPOSA DE DIASSIS DO BAR, OCORRIDO EM PIANCÓ, NESTA MANHÃ DE QUINTA (22)...

Lamento pelo falecimento da Princesense  (Maria Selma Queiroz), Popularmente conhecida como Selma de Diassis  do Bar, ocorrido nesta manhã de Quinta - feira (22) de Abril, de 2021, na Cidade de Piancó, PB. O sepultamento ocorreu por volta das 14:00 h da tarde, no Cemitério (Campo Santo), em Princesa Isabel...

LAMENTO PELO FALECIMENTO DE JOSÉ MARQUES DA SILVA, OCORRIDO EM PATOS, PB, NO DIA DE HOJE (19) DE ABRIL, 2021.

Lamento muito pelo Falecimento do Senhor José Marques da Silva, ocorrido nesta Segunda - feira (19) de Abril, de 2021, na Cidade de Patos das Espinharas, PB. José Marques residia no Bairro da Baixa, em Princesa Isabel, PB... O mesmo estava Internado no Hospital Regional de Patos, com (COVID - 19). O sepultamento ocorreu por volta das 22:00 h de hoje (19), no Cemitério ( Campo Santo), em Princesa Isabel, PB.

FALECEU NA NOITE DE ONTEM (5), NA CIDADE DE PATOS ,PB, O EX - VEREADOR CHOTA.

Lamento muito pelo falecimento do Princesense ( João Evangelista Rosas Xavier), o popular  Chota  de Zé Rosas, aos 69 anos de idade ocorrido na noite de ontem (5) de Maio, de 2021, na Cidade de Patos das espinharas,  PB. Chota foi vereador em Princesa por vários Mandatos.  O Sepultamento ocorrerá às 07:30 h da manhã de hoje (6), na Vila de Jericó,  em Triunfo,  Pernambuco. 

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA
(83)998779718