Designer Gráfico - Jonas Fahelysson

GOVERNO DO ESTADO INICIA ATIVIDADES REFERENTES AO MÊS DA JUVENTUDE

Compartilhar:

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) divulgou a programação de atividades para Mês da Juventude 2020, comemorado em agosto. A programação faz parte das iniciativas do Governo do Estado e tem por objetivo propagar e difundir a produção artística, cultural, acadêmica, científica e política da Juventude da Paraíba, e ainda promover as ações e serviços voltados ao público que são desenvolvidas pelas diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado da Paraíba. Devido a pandemia do novo coronavírus, as atividades do Mês da Juventude 2020 teve início ontem (10) e estão acontecendo de maneira remota.

O Mês da Juventude está acontecendo por meio de debates, fóruns, lives, shows, e seminários em formato virtual, por meio de plataformas online. As atividades vão integrar as escolas da Rede Estadual de Ensino e outras secretarias estaduais, além de contar com parcerias internacionais, como o Programa de Juventude e Rede de Apoio a Jovens Apoiados pela ONU.

Para o Secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, esse tipo de atividade faz-se ainda mais essencial durante o período de pandemia. O gestor explicou que as ações serão integradas entre outras secretarias. “É muito importante promover este tipo de atividades integradas com outras secretarias, como a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que trabalham em torno da juventude. Precisamos entender a importância do jovem, que representa praticamente um quarto da população da Paraíba. E neste momento de afastamento social, que não há o convívio das escolas, por exemplo, essas ações tornam-se essenciais, para promover essa movimentação em torno da juventude. Fazemos questão que os jovens entendam que eles têm projetos de vida e que possam pensar em dias melhores, vendo seus futuros na escola e na Rede Estadual de Ensino”, disse o secretário.

Todas as atividades serão realizadas através da plataforma Google Meet. Os links para acesso serão divulgados no instagram da Secretaria de Educação (@educacaogovpb) e também no site da SEECT-PB: paraiba.pb.gov.br

Confira algumas das atividades:

Fórum Juventude em Rede - O evento contará com a participação de diversos segmentos da juventude divididos em três eixos: Desenvolvimento Integral, Qualidade de Vida e Direitos Humanos. O evento acontece entre os dias 17 a 28 de agosto.

Semana do Estudante - Será uma gincana virtual envolvendo os estudantes da Rede Estadual de Ensino, com atividades que tenham como foco o protagonismo estudantil. A programação começa no dia 10 de agosto e segue até o dia 16 de agosto.

Webinar Giramundo - Funcionará como um circuito de fóruns digitais com participação de ex-intercambistas alunos e professores, que vão contar sobre suas experiências no exterior e como o intercâmbio impactou em suas jornadas estudantis e profissionais. As atividades vão acontecer nos dias 14, 21 e 28 de agosto.

Calendário completo das ações do Mês da Juventude 2020

10/08 ABERTURA: Apresentação da Programação do Mês da Juventude no programa Fala Governador. Abertura da Gincana Virtual ( Inova Juventude 2020) – uma proposta de desafios e atividades interativas em rede com os estudantes do Ensino fundamental II , Ensino médio e EJA.

11/08 Dia do Estudante: Bate Papo Virtual com o Secretário de Educação e da Ciência e Tecnologia – Prof. Claúdio Furtado e estudantes da rede estadual beneficiados pelas políticas de desenvolvimento e assistência estudantil.

13/08 - 20/08 - 27/08 #TBTda Juventude – interação de atividades pedagógicas e culturais com foco no Protagonismo Juvenil , onde os estudantes da rede podem interagir postando lembranças , desafios e mensagens - via Instagram @educacaopb com divulgação nos intervalos da Tv Paraíba Educa - (todas as quintas de Agosto).

14/08 – 21/08 – 28/01 - WEBINAR GIRA MUNDO – abertura da série de atividades on –line com a participação de estudantes intercambistas, professores e interação com a juventude por meio de plataformas digitais – Intagram /Google meet / Youtube.

17/08 Á 28/08 Abertura do #FórumJuventudeemRede com a participação dos diversos segmentos da juventude divididos em 3 eixos: Desenvolvimento Integral - Qualidade de Vida - Direitos Humanos #FJR: Juventude Cientista com Fapesq e UEPB

18/08 #FJR: Saúde Mental dos Jovens em tempos de Isolamento Social com representantes da Sec. de Saúde e Departamento de psicologia UEPB.

19/08 #FJR: Juventude e Cultura: Políticas Públicas de cultura e cenário dos jovens artistas paraibanos com representante Secult e Artista Local.

20/08 #FJR: Juventude Sustentável: Tema privatização da Água com representantes Sudema, Cagepa e EMATER.

21/08 #FJR: Juventude Empreendedora : Jovens beneficiados pela linha de crédito Empreender Juventudes e do Ouse Criar da SEECT.

24/08 #FJR: Juventude e Diversidade: Vidas Negras Importam!

25/08 #FJR: Juventude e Inclusão com representante FUNAD edeassociação depessoa com deficiência.

26/08 #FJR: Juventude e Diversidade: Bullyng e LGBTfobia. Representante da Educação (GEDI) e da SDMDH.

27/08 #FJR: Juventude Etnico Racial : protagonimos dos jovens Ciganos , Indígenas, Quilombolas e de Povos tradicionais.

28/08 #FJR: Juventude e Diversidade: Relacionamento Abusivo e Violência Doméstica com pesquisador da Área.

A imagem pode conter: 4 pessoas, texto


Desenvolvido por: Jonas Fahelysson