ATD Sistemas

Banco do Nordeste faz lançamento do Plano de Ação Territorial da Apicultura na Serra do Teixeira

Compartilhar:
Nesta quinta-feira, dia 28, o Banco do Nordeste, realizou em Princesa Isabel, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o lançamento Plano de Ação Territorial da Apicultura da Serra do Teixeira, que faz parte do Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER em parceria com a prefeitura de Princesa Isabel

Fazem parte do programa, os apicultores dos municípios de Água Branca, Juru, Tavares e Princesa Isabel e juntos com diversos parceiros formam o Território da Apicultura da Serra do Teixeira.  Estiveram presentes ao evento, diversas autoridades da região, representantes de diversas instituições Federal, Estadual e Municipal, Produtores Rurais e principalmente os APICULTORES.

Durante o evento foi realizado apresentações culturais, assinaturas de 36 contratos que somados chegam a aproximadamente R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais) Um dos beneficiados foi o apicultor Harmendes Bruno, do município de Princesa Isabel, que enalteceu a importância do Banco do Nordeste e do PRODETER para Apicultura do Território da Serra.

O representante da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste Izidro Soares, explicou que o BNB juntamente com o PRODETER da Apicultura da Serra do Teixeira, estará não só aplicando recursos através de financiamento da atividade apícola, como também, buscando a sustentabilidade da atividade e o crescimento social e econômico da região.

O Gerente Geral da agência do BNB em Patos, Bruno Vasconcelos. Também esteve no evento, parabenizou todos que fazem parte do PRODETER e lembrou que o banco se encontra bastante representado semanalmente, através dos assessores de créditos tanto urbano como rural, gerentes de carteiras e principalmente com a presença do agente de desenvolvimento do banco que atual na região.

Já para o Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste Genival Júnior, que se considera também um apicultor. O lançamento do PAT do PRODETER da Apicultura na região da serra, após diversas reuniões para construção deste plano, é mais uma etapa do objetivo geral que desejamos atingir nos próximos cinco anos, ou seja, ver a produtividade do mel e seus derivados ter um crescimento de 300% dentro da cadeia produtiva do mel no território. Lembrou que a região em breve estará comercializando mel orgânico.

Hermes Maia, Gerente Regional da EMPAER de Princesa Isabel. Lembrou que a escolha da atividade para o desenvolvimento do PRODETER na região foi realizada de forma democrática e com muita responsabilidade. E a escolha da Apicultura se deu, devido hoje ser uma atividade que vem mesmo com a grande estiagem dos últimos sete anos, buscou se organizar para um crescimento, desenvolvimento e conseguir uma produção de mel de qualidade.

A Coordenadora do PRODETER no Território, Adriana Santos. Parabenizou todos pelo evento e fez questão de falar da importância das abelhas par o meio-ambiente e para a humanidade. Também colocou que esta ação do banco juntamente com os parceiros institucionais e principalmente com o comprometimento dos apicultores, mostrará uma nova apicultura nos próximos cinco anos.

Para finalizar, o prefeito Ricardo Pereira do município de Princesa Isabel, reconheceu que o PRODETER vem para organizar toda cadeia da apicultura e ampliar novos horizontes nesta atividade, que tem um grande e importante papel para meio ambiente. Também, colocou que o município irá dar todo apoio necessário ao programa.

O Programa de Desenvolvimento Territorial da Apicultura da Serra do Teixeira – PRODETER. Têm em sua estrutura organizacional diversos parceiros, sendo: Banco do Nordeste, EMPAER, SEBRAE, IFPB, UFCG, Prefeituras Municipais, Secretárias de Agricultura e Meio-Ambiente, Sindicatos, CMDR’S, Associações de Apicultores – AFAMEL e ASCAPI e principalmente os apicultores de toda região.

ASCOM

Desenvolvido por: Jonas Fahelysson