Pular para o conteúdo principal

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA
(83) 998779718

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA
(83)998779718

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA
(83)998779718

Total de visualizações de página

Abertura do mercado de gás pode derrubar preço em até 40%, diz Guedes

O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (23), em cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto que institui o Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural (CMGN), com o objetivo de estimular a competição no setor. A estatal Petrobrás detém o controle tanto da produção como da distribuição do gás natural no país, apesar deste monopólio ter sido quebrado na legislação em 1997. O objetivo do governo com essa política é concretizar a abertura para novas empresas, o que não ocorreu ainda.

“É uma quebra de dois monopólios, basicamente. O monopólio de produção e exploração de gás natural, como recurso básico, e também dos monopólios estaduais na distribuição”, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes. Apesar de não cravar um número definitivo, Guedes disse que técnicos do governo estimam uma queda no preço do produto em até 40% em dois anos. 

“Tem gente muito boa que estima em até 40% em dois anos a queda do preço do gás natural no Brasil. Nós temos certeza que o preço vai cair, porque nós vamos aumentar brutalmente a oferta, com um choque de investimentos no setor. Então, que o preço vai cair, vai, agora se vai cair 20%, 30%, 40% ou mais, não sabemos”, disse. 

Preço mais alto

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que o preço do combustível no Brasil, que é um dos grandes produtores mundiais, é um dos mais altos entre os 20 países mais ricos do mundo, superiores a países que não produzem o combustível, como o Japão.  

“Apenas para citar alguns exemplos, enquanto nos Estados Unidos o gás entregue para as distribuidoras custa, em média US$ 3,13 por milhão de BTU [unidade de medida internacional de gás], aqui o preço está acima de US$ 10 por milhão de BTU. Maior do que os preços praticados no Japão, país que importa a totalidade do gás consumido”, disse Bento Albuquerque. 

Impacto na indústria

Segundo o ministro, o alto custo tem um forte impacto na indústria, que tem um uso intensiva deste insumo.

“No caso particular do gás, o que se viu foi a configuração de um mercado concentrado, tanto na oferta quanto na comercialização, resultando no elevado preço do gás ofertado, afetando diretamente os custos das empresas nacionais frente aos seus competidores estrangeiros. Vale salientar que o gás natural impacta de forma significativa o segmento industrial, representando, em alguns casos, até 50% dos custos de produção”, disse.

O processo de desconcentração do mercado de gás ainda deve levar alguns anos para ocorrer. Um acordo entre a Petrobras e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que obriga a estatal a vender ativos na área de distribuição e transporte, por exemplo só deve ser concluído em 2021.

“Tem toda uma questão de resoluções que vem. Quebra de monopólio não vai ocorrer da noite para o dia”, disse Juliana Falcão, especialista em energia na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo ela, os segmentos que mais devem se beneficiar com a redução do preço do gás são as indústrias química, de cerâmica, de vidro, siderurgia, alumínio e papel celulose. Nesses setores, o consumo de gás chega perto de representar 50% dos custos. “O custo do gás é muito alto quando você compara com outros países, então Brasil perdeu muita competitividade por conta dessa questão”. 

Atribuição

O Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural terá como principal atribuição a proposição de medidas ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Segundo o governo, os pilares do programa são a promoção da concorrência, harmonização das regulações estaduais e federal no setor, estímulo à integração do setor de gás com os setores elétrico e industrial e remoção de barreiras tarifárias que impedem a abertura do mercado e a competição.

O colegiado será composto por membros da Casa Civil da Presidência da República e dos Ministérios da Economia, de Minas e Energia, do Cade, da ANP e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). 

Agência Brasil

Postagens mais visitadas deste blog

MEUS SENTIMENTOS AOS FAMILIARES E AMIGOS DE (MAZÉ ), OCORRIDO NESTA NOITE DE QUINTA-FEIRA (15), EM PIANCÓ, PB.

Lamento muito pelo Falecimento da Princesense Maria José,  mais conhecida como (Mazé ), ocorrido no início desta noite de Quinta-feira (15) de Abril,  de 2021, na Cidade de Piancó,  PB. O corpo de (Mazé ) foi sepultado por volta de 00:00 h, no Cemitério ( Campo Santo), na Cidade de Princesa Isabel, PB...

ACIDENTE COM CAMINHÃO NA SERRA DE TEIXEIRA, PB, NESTE INÍCIO DE TARDE DE TERÇA (13)...

Um acidente foi Registrado agora nesta início de Tarde de Terça - feira (13) de Abril, de 2021, em um Trecho da Serra de Teixeira, na Paraíba... Não há Informações sobre Vítimas e nem o que possa ter Provocado o Tombamento do Veículo. A Serra de Teixeira é muito conhecida por seus enormes Perigos, Curvas muito complicadas e muitos acidentes ocorrem por falta de Freio nos Carros Pesados...  O Motorista de 54 anos de idade,  identificado como Antônio José Mauro da Silva sobreviveu ao acidente, ele ficou preso nas ferragens, Pessoas ainda tentaram retirá-lo,  mas somente o Corpo de Bombeiros conseguiu.  A Vítima foi levada ao Hospital Regional de Patos, PB, i mesmo não corre risco de Morte... Felizmente...

LAMENTO PELO FALECIMENTO DE DONA MARGARIDA, MÃE DE PATRÍCIA DIAS... QUE ELA POSSA DESCANSAR EM PAZ...

Lamento muito pelo Falecimento da Princesense ( Dona Margarida), ocorrido hoje dia (13) de Abril, de 2021, na Cidade de Campina Grande, PB. Meus Sentimentos aos Familiares e Amigos e que Dona Margarida possa Descansar em Paz...

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA

VENDA SEU PRODUTO, SUA MARCA
(83)998779718

Seguidores