Designer Gráfico - Jonas Fahelysson

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE TESTES PARA DETECÇÃO DE HEPATITES E HIV É REALIZADO EM PRINCESA

Compartilhar:
A Prefeitura de Princesa Isabel, através da Secretaria de Saúde, realizou hoje (23), um Curso Online de Aperfeiçoamento de Testes Rápidos para Detecção de Hepatites Virais e HIV paras os enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde ofertado pelo TELELAB. O curso aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde. Segundo a Coordenadora da Atenção Básica em Saúde, Gerlane Maria Dias Salvador, o aperfeiçoamento faz parte do cronograma elaborado para oferecer aos profissionais aprofundamento de conhecimentos técnicos e otimização dos serviços oferecidos aos usuários do SUS.

Testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial.
Os testes rápidos são, primariamente, recomendados para testagens presenciais. Podem ser feitos com amostra de sangue total obtida da polpa digital, é como se fosse um exame de glicose. Por meio de uma agulha fina e indolor, é retirada uma pequena quantidade de sangue, que é colocada no orifício do aparelho. Dependendo do fabricante, podem também ser realizados com soro e/ou plasma.
Quando a infecção é comprovada, o paciente recebe a orientação necessária e terá o acompanhamento adequado. Se for negativo, reforça-se a importância da prevenção.
No município, os testes rápidos já são ofertados pelo CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado no prédio onde funcionava o Hospital São Vicente.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, tela, mesa e área interna

Desenvolvido por: Jonas Fahelysson