ATD Sistemas

Indígenas bloqueiam acesso à praia de Gramame Sul, no Conde, contra reintegração de posse

Compartilhar:
FOTO - WALTER PAPARAZZO - G1

Um Grupo de cerca de 50 Indígenas  da Tribo Tabajara Bloqueou um trecho da PB - 008, que dá acesso à Praia de Barra de Gramame Sul, no Município de Conde, na manhã de hoje (6) de Março. Eles realizam um Protesto revindicando a retomada de suas Terras.

De acordo com o Cacique Arapuan , em entrevista ao Click PB, eles pretendem permanecer no local por dois dias. O acesso à Praia está fechado para Veículos , mas a passagem de Pedestres está liberada. Segundo informou o Cacique, as Pessoas que estão indo para a Praia deixam seus Veículos estacionados e descem normalmente a pé até seu destino.

O Cacique enfatizou que ninguém está sendo impedido de ter acesso à Praia. Os Indígenas permanecem no local fazendo seu Toré e suas Manifestações Culturais de forma pacífica para deixar o recado.

Ele informou ainda que foi feiro um pedido de reintegração de posse de uma Terra que já pertence aos Povos Tabajara. " O pedido de reintegração de posse já foi encaminhado mas a Gente tem que mostrar nossa Cara também ", afirmou o Cacique.

Recentemente , vários Grupos Indígenas têm realizado Protestos contra a Política que será adotada pela FUNAI no que diz respeito à demarcação de Terras. Eles também são contra a Municipalização da Saúde Indígena. A reivindicação é de que a Saúde Indígena continue sendo responsabilidade do Governo Federal, por meio da Secretaria da Saúde Indígena.


Click PB

Desenvolvido por: Jonas Fahelysson