ATD Sistemas

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA: Prefeitura lança série de matérias especiais sobre a história do município de Princesa Isabel

Compartilhar:
Dando continuidade à série de matérias especiais sobre o processo histórico e evolutivo do nosso município, trazemos hoje a força e a resistência do Quilombo do Livramento.
“(...) muitas décadas antes da abolição, seguindo uma trilha primitiva utilizada pelos aventureiros europeus que adentravam o desconhecido sertão em busca de jazidas, um grupo de escravos, numa arrancada rumo à liberdade, veio a se alojar no sudoeste paraibano, num local de difícil acesso. Preocupados com a segurança e para manter a liberdade duramente conquistada, os negros construíram casas de pedras, verdadeiras fortalezas que os protegiam dos caçadores de escravos fugitivos. As ruínas dos casebres ainda existentes são testemunhas do mais antigo quilombo do interior do Estado da Paraíba.

Devido à longa distância do litoral, o quilombo do Livramento, que dista 12 km da sede do município de Princesa Isabel, localizado na Serra da Baixa Verde a 1.140 metros de altitude, e protegido pelo isolamento, nunca sofreu ataque dos brancos através das expedições chefiadas pelos capitães-do-mato. 
Sente-se que a importância maior do quilombo do Livramento, consiste no fato de que os negros fugitivos do trabalho forçado, nos canaviais do litoral de Pernambuco, conquistaram a liberdade, quase cem anos antes da Lei Áurea. ”


(Extraído do Livro Princesa Antes de Depois de 30, de Paulo Mariano)
Princesa Isabel: 252 anos de história, 143 de Emancipação Política e 97 de elevação à cidade.

Desenvolvido por: Jonas Fahelysson