ATD Sistemas

UBS CENTRO REALIZA PALESTRAS ALUSIVAS AO NOVEMBRO AZUL, NESSA QUINTA (8)

Compartilhar:
Na manhã desta quinta-feira (08), a Unidade Básica de Saúde do Centro, realizou palestras sobre câncer de próstata e câncer bucal para os usuários do sistema, ministradas respectivamente pelos profissionais Ruan Rodrigues, que é fisioterapeuta, e o odontólogo Kilton Tadeu.
Durante a palestra, os profissionais de saúde debateram com os usuários da atenção básica a importância dos exames preventivos e periodicidade. Foi servido um café da manhã após a palestra e consulta para todos os usuários do sexo masculino presentes, em alusão ao Novembro Azul.
De acordo com o Ministério da Saúde, O câncer de boca está mais presente entre os homens e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 50 anos. Afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. A estimativa de novos casos de câncer de boca para 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 14,7 mil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres.
Sobre o câncer de próstata, o MS adverte que é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.

ASCOMPMPI/MS
A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Desenvolvido por: Jonas Fahelysson